domingo, 22 de março de 2015

Membrana Plasmática

Existe em todas as células separando o meio interno do externo.Toda substância que entra e sai da célula vai ser regulada pela membrana plasmática.

- COMPOSIÇÃO:
Possui um complexo lipoproteico, formado por dois tipos de lipídios, o colesterol e os fosfolipídios.
é GLICOLIPOPROTEICA,ou seja, é formada por carboidratos,lipídios e proteínas.Essas proteínas, podem ser classificadas em integrais ou periféricas.

                 - Camada Bilipídica: formada por fosfolipídios que possuem a cabeça, que é polar (hidrofílica= amiga da água) e calda apolar (hidrófoba=aversão a água); Não é uma camada estática,graças aos ácidos graxos que concedem fluidez.CAMADA DUPLA DE LIPÍDIOS.

                     - Glicocalix: revestimento externo formado por glicoproteínas e glicolipídios originando uma malha que faz adesão entre as células, serve como reconhecimento do meio externo e faz inibição por contato (alem do reconhecimento e adesão, a inibição por contato baseia-se na paralisação da divisão celular se alguma célula não for reconhecida pelo glicocalix, no meio externo).

Obs: Glicocalix so existe em células animais!

- PERMEABILIDADE CELULAR:
A membrana plasmática separa o conteúdo do meio extracelular,selecionando oque entra e sai da célula através da permeabilidade seletiva
              SOLUTO > menor concentração    SOLVENTE > maior concentração
Os componentes,soluto e solvente, tendem a passar do meio de maior concentração para o de menor concentração, sendo tal processo chamado de Gradiente de Concentração.

- TIPOS DE MEMBRANAS:

- TRANSPORTES ATRAVÉS DA MEMBRANA

1) Osmose: passagem de água do meio de maior concentração para o de menor concentração, ou seja, a favor do gradiente de concentração, logo, não há gasto de energia. Pode ser classificado como um tipo de transporte passivo simples.
Obs: lembrar das aquaporinas que é um transporte de água através da membrana,porem, é um transporte ativo, ou seja, há gasto de energia na forma de ATP.

2) Transporte Passivo: tipo de transporte em que não há gasto de energia. Ocorre há favor do gradiente de concentração.
                           - Difusão Simples: as substância passam direto através da membrana plasmática.São elas gases e lipídios.Esse processo é semelhante ao que ocorre na osmose.
                           - Difusão Facilitada: transporte que ocorre na membrana através de proteínas canais ou carregadoras.As carregadoras, são associadas as permeases, uma enzima que server para ela "abrir e fechar", caso essa enzima venha acompanhada com o gasto de energia (ATP), torna-se um transporte ativo.

- MEIOS DA MEMBRANA:

Obs: Devido a parede celular, as plantas possuem uma maior resistência, logo, não se rompem com tanta facilidade a membrana.

3) Transporte Ativo: Há gasto de energia na forma de ATP, pois ocorre contra o gradiente de concentração. É a bomba Sódio-Potássio. *procurar no livro, não sei explicar direito!

4) Em Bloco: Há gasto de energia na forma de ATP; Não atravessa a membrana, já que a célula vai se deformar para acontecer; NÃO É ATIVO!
                             - Endocitose > Fagocitose/ Pinocitose
                             - Clasmocitose 

OBSERVAÇÕES FINAIS SOBRE MEMBRANA PLASMÁTICA:

- Colesterol: é um constituinte da membrana plasmática produzido no fígado, que so existe em células animais, assim como o glicocalix. Ele tem a função de dar flexibilidade da membrana plasmática.

- Gráfico envolvendo membrana plasmática
Resultando da especifidade das proteínas da membrana plasmática, a difusão facilita, ocorre de maneira muito mais rápida pois, as proteínas já se ligam com seus substratos específicos.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário